TURISMO NA PANDEMIA: AGORA NORONHA É PARA TODOS

turismo na pandemia

Toda história merece um final feliz e não poderia ser diferente com você, neste ano. Sabemos que 2020 trouxe diversas incertezas sobre o turismo na pandemia e te deixou distante de pessoas e lugares que você ama, um deles foi Fernando de Noronha. 

Mas chegou a hora de matar essa saudade e adicionar realizações e sorrisos para este ano. Noronha está reaberta para os turistas com toda sua beleza, passeios e a Natureza que ficou te esperando durante todo esse tempo.

protocolo de reabertura

ENTENDA O PROTOCOLO DE REABERTURA DO GOVERNO PARA O TURISMO NA PANDEMIA

A partir de 10 de outubro a ilha irá retomar o turismo na pandmia e estará aberta para todos. Mas essa entrada continua sendo feita de forma segura e responsável, como tudo aqui em Noronha, até porque ainda estamos em uma pandemia.  

Por isso, é preciso que nossos visitantes sejam parte desse processo e estejam atentos às regras para ingressar no arquipélago.

São elas:

  • Realizar o teste RT-PCR (do nariz e garganta) para a Covid-19 um dia antes do embarque, ou na data da viagem.
  • O turista precisa comprovar, na entrada, que o exame foi feito. Se não tiver o resultado ainda, irá receber uma pulseira de identificação e ficará em isolamento, no local de hospedagem, aguardando o resultado.
  • Baixar no celular o aplicativo Dycovid- Dynamic Contact Tracing e utilizá-lo durante todos o período de estadia na ilha.
  • Assinar um termo de compromisso antes do embarque, comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da vigilância em saúde de Noronha.
  • Na saída da ilha, realizar um novo RT-PCR para que haja um controle da vigilância em saúde sobre uma possível contaminação comunitária. O teste não impede a saída da ilha
  • O exame para a entrada em Noronha, no dia anterior ao embarque, é por conta de cada visitante. O exame de saída será feito no aeroporto pela vigilância em saúde de Noronha e custeado pelo Governo de Pernambuco. 
  • Quem já teve a Covid-19 precisa apresentar o exame comprovando que já teve a doença. O RT-PCR, com mais de 20 dias da data do embarque, ou o sorológico, com menos de 90 dias da data da viagem.
viagem para fernando de noronha
turismo na pandemia

CONHEÇA O APLICATIVO DYCOVID

Para esse novo momento você precisará baixar o Dycovid no seu smartphone. Que é um aplicativo para notificação de contato com infectados pela Covid-19.

Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e a Secretaria de Saúde do Estado, rastreia casos positivos de Covid-19 e alerta os usuários sobre o risco de contaminação

Quando alguém que está utilizando o app sinalizar que está contaminado, todos aqueles contatos que estiveram próximos são avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de  forma anônima. Toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário.

Pode ficar tranquilo porque o Dycovid não coleta dados do perfil do usuário, não pode determinar sua identidade ou das pessoas com quem teve contato, não coleta dados de geolocalização, incluindo dados de GPS e seus movimentos. Apenas notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, fazendo assim que sua experiência seja mais segura.

turismo na pandemia

PASSEIOS AO AR LIVRE

Lugares fechados com grandes aglomerações de pessoas, ar-condicionado, falta de ventilação natural, são agravantes para disseminação do vírus e você não quer arriscar, não é mesmo? 

Aqui em Noronha não temos esse problema, porque você tem uma ilha inteira a céu aberto, com o mais puro ar e espaço necessário para transitar sem aglomerar. 

Existe ambiente mais favorável para o lazer e proteção? Estamos falando de uma diversidade de passeios e possibilidades que você pode explorar ao longo de sua estada aqui em Fernando de Noronha. 

Em todas as atividades propostas para quem está visitando a ilha, seja no ilha tour, passeios de barco ou até mesmo mergulho, é possível obedecer as medidas sem que o encanto seja perdido, até porque Noronha é sinônimo de liberdade. 

Já estamos realizando todas as medidas necessárias em nossos passeios para assegurar um turismo na pandemia responsável, e você pode conhecer essas opções, com fotos, vídeos e descrição de cada um deles clicando aqui.

conheça noronha

Saiba como acessar o Parque e o que já está liberado

É importante lembrar que mesmo com a reabertura, o turismo na pandemia está sendo feito  de forma gradativa. O seu ingresso de acesso ao parque por exemplo precisa ser garantido de forma online no site do Parque Nacional que você encontra em nossa página, clicando aqui.

E para evitar qualquer possibilidade de aglomeração as praias estão funcionando de forma revezada.

Para facilitar seu roteiro e programação de viagem separamos informações importantes e todas as atividades que já estão liberadas:

BAÍA DO SUESTE –  Horário de funcionamento  9H – 16H 

(Não é permitido usar equipamentos de mergulho livre. O banho de mar está restrito à área central, demarcada com boias.)

SURF NAS CAIEIRAS – Horário de funcionamento  9H – 17H 

BAÍA DOS PORCOS –  Horário de funcionamento  9H – 16H 

(É permitido realizar mergulho livre, porém sem acessar a Baía do Sancho. A piscina natural localizada nas rochas é área proibida.)

TRILHAS FORTE DO SUESTE, CARACAS E LEÃO –  Horário de funcionamento  9H – 16H 

(Não é permitido acessar a Praia do Leão nem a Praia do Sueste. Não é permitido sair da Trilha de decks ou ultrapassar as cercas nos mirantes. A porteira do Leão será fechada às 17h, é preciso sair antes desse horário.)

PASSEIO NÁUTICO –  Horário de funcionamento  9H – 13H 

(São permitidos apenas 4 barcos por dia. Os pedidos devem ser encaminhados para: visitacao.noronha@icmbio.gov.br com 48h de antecedência. 

MERGULHO AUTÔNOMO – Horário de funcionamento  Manhã + Tarde

(São permitidas saídas apenas com as 3 empresas autorizadas no parque.  Os pedidos devem ser encaminhados para: visitacao.noronha@icmbio.gov.br com 48h de antecedência.)

passeios para fernando de noronha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *