Saiba tudo sobre os passeios na água em Noronha

Na ilha de Fernando de Noronha você encontra o principal parque marinho brasileiro, com mais de trinta pontos de mergulho diferentes, que reservam belezas exuberantes no fundo do mar, tanto de naufrágios como de espécies marinhas, para contemplar durantes os passeios na água em Noronha. 

Se você não é um mergulhador experiente ou até mesmo não sabe nadar, temos uma ótima notícia para você: na ilha, não precisa ter experiência ou mesmo saber nadar para conhecer os encantos e espécies do fundo do mar. Ou seja, você pode reservar passeios na água em Noronha e ficar tranquilo para realizá-los ao chegar na ilha. Além disso, nossa dica é levar sempre um equipamento de snorkel com você para aproveitar as belezas das águas claras enquanto se banha. 

Continue lendo esse guia completo, para conhecer alguns dos principais passeios na água em Noronha, que não precisam saber nadar para realizar.

Mergulho livre apenas com equipamentos de snorkel

Qual a diferença entre o mergulho autônomo e livre?

É possível realizar dois tipos de mergulho na ilha, o mergulho livre e o autônomo. O livre pode ser feito apenas com uma máscara e snorkel nas águas rasas e transparentes. Mas é preciso buscar o direcionamento de um guia credenciado Atalaia, pois algumas praias tem a forte presença de tubarões.

Já o mergulho autônomo, também chamado de Scuba, é realizado com cilindro e roupa de mergulho. Esse tipo de mergulho vai te levar às maiores profundidades com a possibilidade de ver tubarões, peixes, arraias e outros tipos de animais. Além disso, é feito com o acompanhamento de um mergulhador experiente o tempo todo com você, como é o caso do nosso passeio mergulho batismo. Clique e confira!

Mapa arquipélago Fernando de Noronha

O Mar de Dentro e o Mar de Fora: entenda a diferença

Para quem não sabe, o arquipélago de Noronha possui, ao todo, 24 km de extensão. Com isso, existem dois lados banhados pelo mar, que são os chamados Mar de Dentro e Mar de Fora. 

O Mar de Dentro é voltado para o continente brasileiro e abriga 10 praias, dentre elas a Cacimba do Padre, em que podemos observar o Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais mais famosos da ilha. Além dessa praia, também encontramos a Praia do Porto de Santo Antônio, a mais urbana da ilha e de onde saem diversos passeios de barco. É nela que fica o naufrágio do navio grego Eleani Sthatathos, um ótimo ponto de mergulho com uma vida marinha incrível.

Desse lado, o mar é mais tranquilo a maior parte do ano, protegido dos ventos, permitindo o acesso de uma praia à outra, em passeios repletos de paisagens incríveis. 

Já o Mar de Fora é voltado para o continente africano, com 4 praias, uma enseada, duas áreas de contemplação e um conjunto de piscinas nas rochas. Desse lado o mar já é mais agitado e possui alguns arrecifes que ajudam a reter o mar. Lá encontramos áreas repletas de peixes coloridos, semelhantes a imensos aquários, que podem ser desfrutados seguindo algumas regras de preservação ambiental. Sempre consulte o seu guia.

A vida marinha de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago bastante preservado em todos os aspectos e, por isso, é tão famoso mundo afora, atraindo diversos turistas o ano inteiro, tanto na baixa e na alta temporada.

A ilha conta com uma vida marinha abundante e a visibilidade pode chegar a 50 metros de profundidade. No entanto, é importante saber que dependendo da época do ano que você visitar a ilha, a visibilidade debaixo d’água pode estar um pouco prejudicada. Isso porque durante a época chuvosa, a água da chuva que desce pelos paredões da ilha para as praias pode deixar a água turva.

Passeio Atalaia Sub (Entardecer)

Passeios na água em Noronha que não precisam saber nadar para realizar

  1. Mergulho batismo

A experiência começa ainda no barco, onde todo o equipamento necessário e as instruções serão dadas para um mergulho seguro e divertido. Depois, é só ir para água e desfrutar. Você terá o acompanhamento de um mergulhador experiente durante todo o tempo, podendo chegar até 12 metros de profundidade e passando até 30 minutos de permanência na água.

Dica preciosa: não esqueça a câmera subaquática, neste momento você estará rodeado de cores e terá a possibilidade de ver tubarões, peixes, arraias e outros tipos de animais. 

  1. Atalaia Sub (Entardecer)

Uma das melhores escolhas para quem quer uma experiência de aventura. Esse passeio é uma ótima oportunidade de visualizar de um jeito nada convencional as cores e animais que o mar de Fernando de Noronha tem a oferecer. Você receberá instruções para se aventurar neste passeio. O que se vê nesse passeio, não se vê em nenhum outro.

Você pode mergulhar a uma profundidade de até 4 metros, se quiser, sendo puxado por um barco, podendo ver peixes, arraias e tartarugas escondidos no fundo do mar. Todos serão sua companhia neste passeio.

Para dar uma incrementada na experiência, além da atividade com a prancha subaquática, você irá  passear de barco até o Morro Dois Irmãos, saborear um delicioso churrasco a bordo e tomar um bom banho de mar.

  1. Canoa Havaiana

Venha vivenciar a navegação das embarcações milenares do Triângulo Polinésio (Va’a).A proposta da expedição é aventura e contemplação no cenário paradisíaco da Ilha de Fernando de Noronha. Nosso capitão é experiente nesse tipo de navegação.

A expedição tem saída na Praia do Porto, passando pelo Air France, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição, com parada pra banho/mergulho.

  1. Passeio de barco

É o passeio mais tradicional da Ilha e tem a possibilidade de ver os golfinhos rotadores acompanharem o barco em uma das cenas mais famosas de Fernando de Noronha. O barco ainda passa pelo rugido do leão, Morro Dois Irmãos, parando na praia do Sancho, praia eleita pelo TripAdvisor como a melhor do mundo! 

A reunião de saída acontece na Praia do Porto, onde é possível alugar equipamentos de mergulho. 

Passeio Mergulho Batismo com acompanhamento do instrutor

Garanta passeios na água em Noronha com toda segurança da Atalaia

Agora que você já conferiu o guia completo sobre o mar, mergulhos e passeios na água em Noronha, corra para garantir os melhores passeios no nosso site e aproveitar o que a ilha tem de mais incrível. 

Também oferecemos passeios privativos, que proporcionam ainda mais conforto e segurança, além do benefício de personalizar o roteiro com a ajuda do guia. Acesse nosso site e reserve já!