Fernando de Noronha no período de chuvas: saiba todos os detalhes

“Vale a pena ir a Fernando de Noronha no período de chuvas?” Essa é uma pergunta que recebemos todos os dias após o período do carnaval, através dos nossos canais de comunicação. Buscamos sempre orientar da melhor maneira os  turistas de todos os cantos do Brasil e até mesmo de fora, que desejam visitar Fernando de Noronha e aproveitar o máximo desse paraíso.

Para esse questionamento, é preciso entender que é quase impossível prever exatamente os dias de chuva e sua intensidade em Noronha, assim como em diversas localidades do Brasil, por causa do tempo bastante instável. No entanto, há uma forma de nos guiar nas estações do arquipélago, que são divididas em seca e chuvosa. Isso não significa que você não possa marcar sua viagem dos sonhos no período chuvoso, pelo contrário, Noronha no período de chuvas também tem suas vantagens. 

Confira agora.

Qual é a época de chuvas em Fernando de Noronha? 

Como falamos acima, há uma forma de nos guiar nas estações do arquipélago, dividindo-as em duas: seca, que vai do mês de agosto a fevereiro e a chuvosa, de março a julho. Frisamos bem que isso não significa que durante esse período irá chover, necessariamente, todos os dias, pois pode acontecer apenas chuvas esporádicas e muitos dias de sol também. 

Além disso, para os surfistas de plantão, os melhores meses são de dezembro a março, por acontecer o swell, um fenômeno que provoca ondas enormes, que podem chegar até quatro metros de altura.  Alguns profissionais do surf até apelidaram Noronha de “Havaí brasileiro”.

Cachoeira na Praia do Sancho – Fernando de Noronha

Vantagens de visitar Fernando de Noronha no período de chuvas 

Você deve estar se perguntando quais devem ser as vantagens de visitar Noronha durante as chuvas, levando em conta que o sol é primordial na hora de aproveitar as belas praias e paisagens naturais da ilha. Para começar, esse período é conhecido como baixa temporada, e isso significa preços mais baixos se comparado à alta temporada em pleno verão. Ou seja, quase tudo na ilha fica com um bom custo benefício para os viajantes. 

Outro ponto vantajoso é que as paisagens ficam ainda mais vivas, mais verdes e belas para as fotos. Isso mesmo. A umidade faz com que a vegetação da ilha fique ainda mais bonita, diferente do período em que o sol está bem forte e acaba secando a vegetação. Pode ter certeza que você irá registrar fotos sensacionais em Fernando de Noronha no período de chuvas.

Além disso, uma surpresa muito boa que ocorre na ilha neste período é a cachoeira do Sancho, localizada na própria Praia do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas do mundo. Essa beleza natural se forma depois de alguns dias de chuva, quando a água acumulada nas rochas vulcânicas cai em forma de cachoeira e proporciona uma hidromassagem digna de um verdadeiro spa, rodeado por um ambiente típico da ilha, com rochas e vegetação nativa. E só pode ser vista e apreciada durante o “inverno”. Legal, não é?

Passeios privativos – Atalaia

Passeios recomendados para aproveitar nesse período

Para não deixar de aproveitar Fernando de Noronha no período de chuvas da melhor maneira, preparamos uma lista com os melhores passeios que são possíveis de realizar. Confira a seguir:

Ilhatour

Visitamos toda a Ilha com duração aproximada de 8h no veículo próprio da Atalaia. O roteiro é iniciado no Projeto Tamar, onde nos reunimos com o biólogo do projeto, para conhecer como é feito o trabalho na ilha. Veja mais no site.

Mergulho 

O passeio dura aproximadamente 4h, sendo 30 minutos submerso em um dos top 3 destinos de mergulho em Noronha. Disponibilizamos um mergulhador experiente para acompanhar a permanência na água. Ah! E não precisa saber nadar para realizar o passeio. Legal, não é? Veja mais no site.

Passeio de barco 

Esse é o passeio mais tradicional da Ilha, que inclusive indicamos para todos. Tem duração aproximada de 3h e um percurso leve, com saída na Praia do Porto. Sugerimos a todos que aluguem equipamentos de mergulho para a aventura. O passeio nos presenteia com golfinhos acompanhando o barco, uma das cenas mais famosas de Noronha. Veja mais no site.

Esses passeios não costumam ser prejudicados pelo tempo, mas se por acaso forem cancelados no dia, você tem a opção de agendá-lo para o dia seguinte ou pedir reembolso.

Frota própria – Sede da Atalaia em Fernando de Noronha
*Imagem retirada antes da pandemia.

A importância de fazer passeios com um guia em Noronha

Um ponto crucial para visitar Noronha durante o período chuvoso é garantir o acompanhamento de um guia durante os passeios. Esse profissional vai ter um papel fundamental evitando que você se arrisque em praias que estejam com a maré alta e com swell. Além disso, poderá sugerir outros pontos turísticos para a visitação, caso outros locais estiverem impossibilitados.

Infelizmente acabam ocorrendo incidentes na ilha neste período, por causa da falta do acompanhamento e da orientação que os turistas não buscam. Por isso, de antemão, já informamos essa dica valiosa para você evitar quaisquer problemas. 

Caso queira aproveitar para conferir os protocolos da ilha durante a pandemia, clique aqui.

Frota própria para passeios – Atalaia

Garanta seus passeios e a segurança de um guia com a Atalaia 

Todos esses detalhes deixaram claro que Fernando de Noronha pode e deve ser um destino maravilhoso na época de chuvas, concorda? 
Com todas essas vantagens, você vai aproveitar à beça os atrativos e o clima relaxante da ilha, sempre com muita segurança. Garanta já seus passeios com antecedência no nosso site.