Nadar com as tartarugas em Fernando de Noronha

tartarugas em noronha

Tartarugas em Fernando de Noronha

Quando pensamos em um animal fácil de encontrar em Noronha e querido por todos, logo lembramos da tartaruga marinha. 

Basta estar no mar, mesmo no raso, colocar uma máscara de mergulho e flutuar em águas calmas como as do Porto de Santo Antônio. Vai ser fácil encontrá-las nadando, subindo para respirar, ou tranquilamente se alimentando. 

Os cientistas as colocam no time da “fofos fauna” – aqueles bichos da terra ou do mar que quando encontramos nos causam ‘ataques de fofura’ – seja pela identificação com algum filme ou desenho animado, seja pelas características do próprio animal. As tartarugas também ganham pontos pela tranquilidade e por não se incomodarem com a presença humana, desde que não as persigam ou toquem. 

Não é difícil conquistar fotos lindas em sua presença – já que a água do mar de Noronha é tão transparente que mesmo a metros de distância podemos vê-las.   

Na Ilha, duas espécies são frequentes: as tartarugas-de-pente, conhecidas assim pela estampa do casco que no passado foi usado para confecção de pentes e adereços, e as tartarugas-verdes, que ganharam o nome por conta da coloração verde da sua gordura – adquirida pelo seu alimento preferido: as algas marinhas. As duas visitam Noronha por dois motivos principais: alimentação e reprodução (no caso das verdes). 

Essas amadas criaturas causam encantamento desde o nascimento, quando é possível observá-las correndo para o mar; até a vida adulta, quando chegam a atingir mais de um metro. No caso das tartarugas de couro – que não visitam Noronha – o tamanho máximo já registrado foi ainda maior: 2 metros!

Passeios fáceis de ver tartarugas em Noronha:

O Ilha Tour, Passeio de Canoa Havaiana e os Mergulhos Livre e de Cilindro no Porto de Santo Antônio são os melhores passeios para ver tartarugas marinhas. 

Todos proporcionam o contato com o mar de forma segura e contemplativa. Você também pode vê-las respirando ao longo do passeio de barco ou mesmo quando estiver na areia, olhando o mar – mas o encontro de perto acontecerá nos passeios que citamos. 

Uma dica para quem for mergulhador de primeira viagem é buscar as áreas onde há corais ou afloramentos de pedras: por serem locais onde as algas e outros pequenos alimentos nascem, é para lá que as tartarugas vão quando querem se alimentar. 

Outro ponto quase certo para vê-las é o navio naufragado no Porto. A poucos metros da praia o naufrágio é ponto de encontro das tartarugas-verdes e uma variedade de peixes encantadores! Para quem sabe nadar em apneia, o espaço vira cenário de fotos e vídeos inesquecíveis!

Curiosidades

Tartarugas em Fernando de Noronha

Você sabia que cada ninho de tartaruga marinha da espécie verde (Quelonia midas) pode ter mais de 100 filhotes? E que a cada 1000 tartaruguinhas nascidas apenas uma ou duas chegam à idade adulta?

Apesar da informação causar tristeza, esse é um funcionamento normal da natureza: há muitos tipos de animais marinhos e até aves que se alimentam delas – equilibrando a cadeia trófica.

Para garantir população suficiente para que algumas sobrevivam até a idade adulta e perpetuem a espécie, as mamães-tartarugas têm bastante trabalho. Nas temporadas reprodutivas cada mãe tem até 3 ninhadas. 

Conheça e proteja

Na Ilha funciona uma das bases do Projeto Fundação Tamar – que realiza pesquisa e educação ambiental em prol das tartarugas marinhas. Todas as atividades realizadas pelo projeto são gratuitas: desde palestras, até a captura científica – que acontece uma vez por semana, no Porto – até a visitação guiada ao museu aberto, com réplicas e animais marinhos em tamanho real. 

O Centro de Visitantes do Tamar fica no bairro Boldró, às margens da BR 363 e funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h.

Tartarugas em Fernando de Noronha

Uma das formas de ajudar o projeto e a proteção das tartarugas é comprar na lojinha, que tem toda renda revertida à conservação das espécies marinhas e para comunidades que antes sobreviviam da caça desses animais.

Outra forma é melhorar suas práticas ambientais no dia a dia, reduzindo ou eliminando plásticos de uso único (canudos, copos descartáveis – que são materiais que acabam indo para o mar, pelo descarte incorreto e acúmulo de lixo e virando alimento para os animais. 

Nossos guias experientes também saberão contar mais curiosidades sobre as tartarugas marinhas de Noronha e outras dicas para ajudar a protegê-las! 

Conte com a Atalaia Receptivo para os seus passeios e aproveite melhor a sua viagem dos sonhos, incluindo o encontro com esses animais encantadores. E uma última dica: nunca alimente ou persiga animais em seu habitat natural. Respeite a natureza e curta da melhor forma possível!

Ouça também o nosso podcast sobre o tema:

Tartarugas em Fernando de Noronha