Guia completo para evitar perrengues em Noronha

Guia completo de Noronha

Hoje vamos usar a nossa experiência de 32 anos para montar um guia com as principais orientações para evitar alguns momentos indesejados ao visitar Noronha.

Você já deve ter visto pelas redes sociais de algum turista na Ilha a frase popular: “Isso a Globo não mostra” – para registrar um perrengue e outro da viagem. É que, por ser uma Ilha Oceânica, o nosso paraíso tem peculiaridades que são próprias da natureza e podem ser surpresa aos desavisados – é o caso do comportamento da maré, dos riscos geológicos, da fauna marinha abundante e de todas as regras ambientais que vigoram por aqui.  

Vem comigo e confira o guia completo que separei para você vir à nossa ilha sem nenhum perrengue!

Noronha sem perrengue

Sabemos que há  muita informação propagada pela internet que pode ser considerada um exagero e induzir o turista a fazer um esforço desnecessário nos preparativos para a viagem. Mas calma! Até o final desta matéria, você terá informações suficientes para se sentir preparado para  vivenciar Noronha sem perrengues

Antes de qualquer coisa é bom lembrar que a administração  da Ilha cobra uma diária de permanência chamada TPA – Taxa de Preservação Ambiental, e que o Parque Nacional Marinho também cobra pelo ingresso. Você economiza  tempo e preocupação acertando essas taxas online, antecipadamente.

O que levar na mala?

Alguns itens são quase obrigatórios para curtir Noronha: tênis (de preferência já usado), garrafa térmica ou squeeze, chapéu, roupas com proteção solar, máscara, snorkel, nadadeira (dá pra alugar também em vários pontos da Ilha). 

Em 90% das trilhas do Parque Nacional Marinho , há piscinas naturais, que viram verdadeiros berçários da vida marinha e são excelentes para observação com snorkel.

O colete recreativo é obrigatório nessas piscinas, mas não se preocupe! Há pontos de aluguel por toda a Ilha, inclusive no acesso ao Parque. 

O snorkel poderá ser usado em todos os dias da viagem, nas praias de águas mais calmas, como as praias do Porto, Baía dos Porcos, Sancho e do Cachorro (de junho a setembro) e nas paradas dos passeios de barco e canoa havaiana

A garrafa retornável de água também é item obrigatório, principalmente nas trilhas – não há tantos pontos de venda nas áreas mais preservadas; além de que há uma proibição do uso de copos e outros descartáveis: use-a como copo quando precisar. 

Nas entradas das praias do Sancho, Leão e Sueste há opção de recarga das garrafas ao custo de 3 reais.

*Itens desnecessários por aqui: salto alto e roupas de frio.

A alimentação em Noronha é muito cara?

Para começar, é preciso entender as limitações geográficas: estamos a quase 400 quilômetros do continente brasileiro sendo 361 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. 

Nossa principal via de abastecimento é marítima – o que encarece o frete e limita a chegada de volumes – por conta do tamanho reduzido do Porto. Naturalmente, comer em Noronha será mais caro; mas se engana quem pensa que vale a pena levar uma mala de comidas: o preço da bagagem extra será praticamente o valor que você vai gastar a mais para pagar por um produto comprado aqui.

Além disso, nossa gastronomia é variada e reconhecida nacionalmente. Você não vai perder a chance de provar, não é?

*Dica para economizar de verdade, sem perrengues: provar as refeições oferecidas pelas duas barracas que funcionam no Porto de Santo Antônio: Tia Regina e Dona Graça, que servem pratos comerciais fartos e saborosos a um custo médio de 40 reais, de frente para o mar. 

Lembre-se que o turismo na Ilha se concentra principalmente durante o dia: não vá perder tempo preparando comida e voltando para a hospedagem no meio do passeio e nem ficar com fome! As trilhas e passeios exigem um certo esforço físico. 

OUÇA O NOSSO EPSÓDIO: O SABOR QUE NORONHA TEM

Conexão à internet 

Nem todos os estabelecimentos oferecem Wi-Fi, e em boa parte da Ilha há dificuldades de sinal de telefonia: nossa dica é não levar para a viagem trabalhos online com prazo curto, e aproveitar a restrição na conexão para relaxar e aproveitar melhor e mais presente cada experiência única oferecida aqui.

Nos pontos de entrada das praias do Parque há sinal Wi-Fi do programa Brasil Conecta, com internet 5G e 2G abertas. Alguns passeios de barco também oferecem wifi, mas alertamos: a melhor conexão você encontrará fora do celular, em toda a natureza ao seu redor.

*Dica extra: confiar somente no GPS pode lhe fazer perder bons minutos para encontrar o seu destino (perrengue extra). As imagens da Ilha nos mapas de GPS estão incompletas. Aqui o boca a boca vale mais do que qualquer aplicativo! O mesmo para iFood (há raros cadastros) e Uber (não funciona aqui). Mais uma vez, o boca a boca e as indicações do seu receptivo serão o diferencial. 

Trilhas

Algumas trilhas dentro do Parque tem acesso limitado por número de pessoas e condições da maré. Antes, essas vagas precisavam ser garantidas pessoalmente, no Centro de Visitantes, mas agora é possível agendar com mais de um mês de antecedência, de forma online.

Nós da Atalaia ou você mesmo, já com o ingresso em mãos, podemos conferir as vagas e garantir a trilha. 

Vale também contar com os condutores experientes da nossa equipe para acompanhar sua aventura nas trilhas de Noronha.

Segurança

Contar com um receptivo e com guias experientes também fará diferença para a sua segurança: em terra ou no mar. Os nossos guias fazem bonito nesse quesito, sem perder a simpatia e a descontração. 

ilha tour em noronha

Por conta dos desavisados, não é raro ter notícia na imprensa local de resgate dos bombeiros a pessoas que se perderam na Trilha do Piquinho, por exemplo, que se machucaram ao se arriscarem em acessos a praias durante a maré alta ou ainda que passaram perrengues no mar.

As dicas aqui são: preferir não se aventurar sozinho, respeitar toda a sinalização e a orientação dos guias e dos monitores ambientais. Se for a uma praia sozinho e não encontrar guarda-vidas ou monitores ambientais, pergunte a um ilhéu sobre o mar naquele dia e naquela praia, para evitar cair em correntes de retorno.

Uma última dica neste tema é atentar para os paredões rochosos. Por ser uma ilha de origem vulcânica, nossa formação rochosa é peculiar, e em alguns trechos não há sedimentação das rochas, o que pode causar pequenos deslizamentos de pedras.

Atente-se para a sinalização e evite deitar à sombra de falésias. Em caso de emergência, ligue para 193. 

Pronto para a viagem! 

Se ainda ficou alguma dúvida importante para a sua preparação, conte com nossa equipe de atendimento . Aproveite para dar uma olhada nas nossas opções de passeios (transfer incluído em todos) para ter uma experiência completa e segura!

Estamos esperando você  nas redes sociais @atalaianoronha e no podcast Fala, Noronha – disponível nas principais plataformas de áudio. Vamos adorar saber o que você achou deste guia.