Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: saiba o que visitar

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha_atalaia

O arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, é um paraíso tropical em território brasileiro, seus cenários naturais preservados chamam a atenção de todos os apaixonados por aventuras. Mas você sabe como é feito o controle para manter a preservação local?

Para garantir o cenário perfeito da ilha, foi necessária a criação de um Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha responsável por conciliar a ocupação e visitação dos turistas com a conservação do ecossistema no arquipélago de Fernando de Noronha.

Preparamos um artigo especial para te deixar bem informado a respeito do PARNAMAR, como você pode visitá-lo e quais as praias da ilha que se encontram em seu território para você planejar direitinho suas visitas. Confira a seguir!

O que é o PARNAMAR

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha_atalaia_4

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado para garantir a preservação ambiental de uma área correspondente a 70% da área da ilha principal. De responsabilidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, ICMBio, o parque conquistou, juntamente com o Atol das Rocas, o título de Patrimônio Natural da Humanidade em 2001.

No seu território se encontram as praias mais famosas do arquipélago, como a Praia do Leão, Sueste, Atalaia, Baía dos Porcos, e Sancho, a favorita dos turistas e eleita a praia mais bonita do mundo pelo TripAdvisor.

Planeje sua visita

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha_atalaia_3

Para ter acesso liberado ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, é necessário realizar o pagamento da taxa do ingresso. Informações sobre valores consulte em: https://tickets.parnanoronha.com.br que garante o acesso a qualquer área do parque por até 10 dias.

A isenção da taxa para crianças menores de 12 anos e brasileiros acima de 60 anos não exclui a necessidade do passe, esse grupo poderá emitir o seu passe gratuitamente.

Mesmo com o pagamento antecipado, o visitante terá que se encaminhar ao Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na praça do Flamboyant da Vila dos Remédios, ou ao PIC Golfinho-Sancho, no acesso às trilhas do Mirante dos Golfinhos e Mirante do Sancho, para retirar o seu ingresso. Lembre-se de levar o seu comprovante do pagamento on-line para o momento de retirada do passe.

Além dessa taxa, todos os turistas que viajam para a ilha devem pagar a taxa de preservação ambiental de acordo com os dias de estadia em Noronha. Visite o site oficial de Noronha e pague a taxa antecipadamente.

Conheça passeios pelas praias mais cobiçadas do PARNAMAR

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha_atalaia_2

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o PARNAMAR e sabe como garantir seu ingresso de acesso, chegou a hora de escolher os melhores passeios para conhecer os encantos escondidos do parque. Separamos algumas sugestões com experiências únicas para você vivenciar durante sua visita à Noronha.

Ilha Tour:

O tour completo da ilha vai te levar aos principais lugares em um dia de muita diversão e aventura, sem deixar de lado aquelas paisagens naturais de tirar o fôlego. O passeio começa com uma visita ao Projeto Tamar, onde você descobre como o projeto contribui para a proteção de espécies marinhas ameaçadas de extinção. Após essa parada, o passeio segue para a Baía do Sancho, onde você encontra um conjunto de areia branca e piscinas naturais que rendeu a esse paraíso o prêmio de praia mais bonita do mundo.

Já na Praia do Porto, outro ponto de parada do passeio, você visita o famoso Buraco da Raquel e o Museu dos Tubarões, além da Capela de São Pedro com uma das vistas mais bonitas de toda a ilha.

Na sequência, você curte o mergulho na Baía do Sueste, feito na companhia de tartarugas marinhas e até tubarões. O passeio continua com visitas ao Mirante da Praia do Leão, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos antes de finalizar com um belo pôr do sol no Mirante do Boldró.

Quer conferir um pouco desse passeio? Olha só esse vídeo bem legal que a Atalaia preparou:

Trilha Costa dos Mirantes:

As trilhas de Noronha são bastante procuradas pelos apaixonados por ecoturismo. A Trilha Costa dos Mirantes é a escolha perfeita para tirar as fotos mais bonitas com os cenários naturais das trilhas ecológicas como plano de fundo.

Durante o passeio, o primeiro mirante visitado é o dos Golfinhos, onde os amigáveis golfinhos-rotadores dão um show com seus saltos matinais. Seguindo pela encosta, encontramos mais um mirante perfeito para fotos, o famoso Mirante Dois Irmãos. Para encerrar com chave de ouro, um banho e mergulho livre na Praia do Sancho.

Mergulho de Cilindro:

Conhecido como mergulho de batismo, nesse passeio você tem a chance de conferir de pertinho os encantos do fundo do mar de uma das ilhas mais charmosas do Brasil. O passeio de mergulho autônomo começa já no passeio de barco, com as instruções necessárias para garantir uma experiência segura e divertida.

O mergulho pode chegar até 12 metros de profundidade, com até 30 minutos de permanência na água. Não esqueça de levar sua câmera a prova d’água, acredite, você não vai querer perder os cliques subaquáticos desse passeio.

Não queremos estragar a surpresa que o fundo do mar de Noronha reserva para você, mas dá só uma olhadinha nesse vídeo para ter um gostinho do passeio:

Uma experiência única

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha_atalaia_1

A ilha de Fernando de Noronha é uma região muito bem preservada, algumas regras e taxas foram criadas especialmente para ajudar a conservar a biodiversidade da ilha. Por esse motivo, o planejamento é essencial para garantir acesso a todos os passeios sem atrasos.

Graças ao seu trabalho na preservação da vida natural, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha se tornou um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil. Se você planeja conhecer esse paraíso, conte com o suporte de uma das empresas que oferecem passeios incríveis com toda a segurança e conforto que você merece, e cumprindo com as regras de preservação com toda a segurança e conforto.

Quer conhecer mais passeios incríveis do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Então clique aqui e escolha o seu.