5 lugares para conhecer no nordeste que você precisa visitar

lugares para conhecer no nordeste

Jorge Ben Jor estava mais que certo quando decidiu enaltecer esse país tropical, abençoado e bonito por natureza. Você não precisa ir muito longe para encontrar beleza no nosso Brasil. Tenho certeza que em um percurso de carro, ônibus e até de trem você já deve ter se deparado com algum ambiente peculiar. Os lugares para conhecer no nordeste são encantadores!

Quando falamos de destinos irresistíveis e passeios encantadores é impossível não associarmos diretamente ao Nordeste, cheio de diversidade, cores e lugares paradisíacos. 

Vai me dizer que você ainda não conheceu? Posso garantir que quem conheceu já se despede marcando a volta ou realmente fica para sempre. 

Nossos pais e avós costumavam dizer que depois de muito trabalho e períodos turbulentos é de lei um bom e merecido descanso. E se esse descanso fosse no Nordeste, qual o lugar você escolheria para visitar? Quais passeios você sonha em realizar? Quais os lugares para conhecer no nordeste que não pode ficar de fora da sua lista? São muitas opções, mas tudo está mais perto do que realmente parece. O nordeste é logo alí e está prontinho para te receber. 

Hoje separamos alguns dos mais cobiçados lugares para conhecer no nordeste para te ajudar na escolha da sua próxima viagem. Prontos para embarcarem rumo a essa terra danada de boa?

Jericoacoara -CE

Sabe o que a terra da luz preparou para você? Uma vila onde as redes coloridas, pequenas lagoas e dunas são o cenário perfeito para você declarar que já ama Jeri. Esse destino entre os lugares para conhecer no nordeste já se tornou unânime em todo Brasil. Quer saber mais?

A vila de Jericoacoara fica no município de Jijoca, a exatos 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. 

Encante-se por esse pacato lugar de ruas de areia, águas cristalinas, mangue e diversos lugares com muitos atrativos. A regra por lá é te fazer relaxar e descansar seja na Praia da Vila, Pedra Furada ou se preferir aventurar-se nos passeios de buggy. Outros passeios ecológicos te proporcionam um encontro único com cavalos marinhos.

As fotos na Jangada ou nos balanços também são clássicos que te esperam, sem falar de todas as boas vibrações e paz de espírito que é ver o pôr do sol nas Dunas de Jeri. 

Porto de Galinhas – PE

O tão conhecida Porto de Galinhas é um dos mais amados destinos nacionais. Aquelas águas verdes, piscinas naturais em diversas praias paradisíacas já são marca registrada de lá.

De Pernambuco para o Brasil, Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca e a 66 km da capital Recife

Comece entendendo que tudo é de muito fácil acesso em Porto, desde o seu centro com diversos restaurantes, muita cultura e artesanato até os cardumes coloridos, com quem você pode fotografar, mergulhar e que te cercam ao entrar na água.  

De Muro Alto até Maracaípe são 7 praias paradisíacas esperando você. Isso porque ainda não falei dos melhores passeios de jangada, buggy e ainda a prática de stand up paddle e caiaque em algumas dessas paradas. A alegria e receptividade é digna da terra do frevo e do carnaval. 

Pipa – RN

Pipa é dona de um charme e visual espetacular com águas cristalinas e uma vegetação única, digna de Oásis. Toda sua preservação nos traz um mistério e ainda mais vontade de desvendar esse paraíso que é um dos lugares para conhecer no nordeste mais cobiçados. 

Um recanto de belezas no  Rio Grande do Norte, Tibau do Sul, a 80 km de Natal a tão famosa terra do sol.

Não é só de praias que vive Pipa, de cara eu já te informo que você consegue realizar um circuito de arborismo com direito a uma bela vista e depois uma super tirolesa. 

O Chapadão de Pipa também é um show à parte e de lá você consegue vislumbrar a Praia do Amor. 

A desova das tartarugas marinhas, Baía dos Golfinhos e o encontro do rio com o mar são de tirar o fôlego, E se você acha que o típico skibunda, voo de parapente e sandboard são o ponto alto do passeio é porque você não conheceu as noites agitadas desse destino. 

Chapada Diamantina – BA

lugares para conhecer no nordeste

Nenhuma palavra definiria melhor esse lugar como imersão na natureza. O abraço do Morro do Pai Inácio, o mistério das pinturas rupestres que encantam e todas as rochas, cavernas, grutas e lagos te transportam para um Brasil pré-histórico e quase intocável. 

Essa região fica no meio do sertão da Bahia e faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Sendo a região de Lençóis um dos seus principais acessos.

Aqui você pode começar com a trilha de Rio Ribeirão com direito a revigorante Cachoeira do Sossego. Depois de um descanso pode preparar o fôlego para chegar na Cachoeira da Fumaça com vista para o Vale do Capão.⠀

E quando o assunto são as grutas, você vai estar bem servido na Gruta da Pratinha, Gruta Azul e Gruta da Lapa Doce. Ainda na vila você pode se esbaldar com uma culinária tipicamente Baiana que é herança desse Nordeste.⠀

E então, pronto para desembarcar em algum desses destinos? Acredito que já traçou um roteiro para cada, mas deve está se perguntando: não eram 5 lugares no nordeste? Deixamos esse por último porque nele você pode desfrutar de vantagens que só quem já pisou em terras Noronhenses podem explicar. 

Fernando de Noronha – PE

lugares para conhecer no nordeste

Fernando de Noronha, Noronha ou simplesmente Esmeralda do Atlântico. São tantos nomes carinhosos para esse que com toda certeza é o mais cobiçado lugar do Brasil no mundo inteiro e para nossa felicidade fica bem pertinho, aqui no Nordeste. 

A ilha está a 545 km de distância de Recife, capital do Estado de Pernambuco. Ela é uma das poucas ilhas turísticas do país, também é um lugar bem preservado e repleto de encantos naturais. 

Em Fernando de Noronha o que não faltam são opções de destinos com areia branca, mar cristalino e paisagens de tirar o fôlego.

As praias mais lindas dos lugares para conhecer no nordeste

Em Noronha você tem acesso a uma infinidade praias, a perder de vista. Posso te garantir que todas tem sua beleza peculiar e são inclusive premiadas mundialmente.

A praia do Sancho, por exemplo, uma das mais famosas da ilha, é vencedora consecutiva do prêmio de melhor praia do mundo. Além da sua paisagem espetacular, a praia se encontra em meio a dois dos cartões postais mais bonitos da ilha, o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Golfinhos.

Dois passeios quase obrigatórios para os turistas de primeira viagem são o Ilha Tour e o Passeio de Barco. Para conhecer toda a costa do mar de dentro, de ponta a ponta, no embalo do mar de Noronha, o tradicional passeio de barco é a melhor opção!

Você já deve ter ouvido falar que Fernando de Noronha é o Havaí brasileiro. Pois bem, o período entre janeiro e fevereiro é conhecido por muitos turistas como a melhor época do ano para Fernando de Noronha. Isso porque é o momento onde praias como Cacimba do Padre se tornam o destino de muitos surfistas que vão em busca de ondas grandes.

Melhores pontos de mergulhos 

São 16 pontos principais para a prática de mergulho em Fernando de Noronha, que variam de 3 a 63 metros de profundidade. Você pode encontrar opções de mergulho com lindos cenários desde para os mais experientes como também para quem nem sabe nadar.

Uma vida marinha abundante com tartarugas, cardumes, raias, golfinhos, tubarões, além de toda vegetação. Com uma visibilidade que pode chegar a 50 metros de profundidade, a ilha possui os melhores pontos de mergulho de todo o mundo. 

Alguns turistas visitam o lugar apenas para ter a oportunidade de realizar os mergulhos que são tão famosos mundo afora. 

Aventure-se por um dos melhores lugares para conhecer no nordeste

Noronha é uma ilha com a natureza preservada, por isso, as trilhas são sempre uma boa pedida para conhecer de perto o melhor da fauna e flora local. Cada trilha tem um ritmo e te leva a lugares especiais.

 Nada de monotonia ou mais do mesmo, por aqui você sempre é surpreendido.

A Trilha Piquinho, do Sancho, da Baía dos Golfinhos e as Trilhas do Parque Nacional Marinho são um grande exemplo disso.

Você também pode fazer passeios de buggy, curtir uma cachoeira escondida na Praia do Sancho ou até se transportar para o passado em um instigante passeio remando em uma Canoa Havaiana

Lugares históricos e um descanso merecido!

O Forte da Vila dos remédios é o melhor entre os pontos turísticos de Fernando de Noronha para conhecer um pouco a história da ilha. Na visita ao forte, você pode entender as disputas territoriais que envolveram Noronha durantes séculos.

A Caminhada Histórica é uma trilha leve, de 1,2 km realizada no centro da ilha, na Vila dos Remédios. Nessa caminhada você conhece alguns dos pontos históricos da ilha e confere o acervo resguardado no Memorial Noronhense.

Fernando de Noronha é sem dúvida, um dos melhores lugares para viajar no nordeste brasileiro. Suas atividades variadas costumam encantar seus visitantes, seja os apaixonados por ecoturismo ou os que viajam em busca de sossego e tranquilidade.

Não importa o período que você escolher as paisagens e as belezas naturais são verdadeiros cartões postais desse paraíso Nordestino.