Carnaval em Noronha: folia e descanso numa Ilha só

Carnaval em Noronha

Olá, hoje revelaremos todas as dicas para curtir o feriado mais brasileiro do ano, independentemente do seu gosto. 

Apesar de Fernando de Noronha ser um refúgio para quem quer aproveitar o feriadão de carnaval longe da euforia, é bom lembrar que a Ilha pertence ao estado de Pernambuco e como manda a tradição, carnaval para os pernambucanos é lei! Mas diferentemente da capital Recife, ou de Olinda, berço do frevo, em Noronha é possível escolher descanso ou festa sem que uma programação interfira na outra.

O carnaval na Ilha se concentra na parte urbana , mais precisamente entre os bairros: Três Paus, Florestas Nova, Floresta Velha, e a Vila dos Remédios. Em outros pontos como o Porto e as praias e trilhas do Parque, reina a paz e dá até para fazer retiro na natureza quase intacta!

Vantagens de visitar a ilha neste período

Podemos listar uma série de benefícios para visitar a Ilha nos dias de momo: Além de ser uma época seca, sem grandes chances de chuva, o mar de dentro oferece na maior parte dos dias boas ondas para surfistas, que por sua vez dão um espetáculo de manobras e ousadia para quem quiser assistir.

Outra vantagem é que as trilhas ficam menos disputadas, dando maior chance para o agendamento de várias: ganham vantagem aqueles que não ficam de ressaca no dia seguinte.

Vale a pena agendar a visita e contemplar a vida marinha nas piscinas naturais da Atalaia, do Abreu ou do Morro São José. Para quem não planejou antes e mesmo assim quer curtir as piscininhas, também há opções de acesso livre nas praias do Leão, Bode, Boldró e até mesmo no Porto – lembrando que o passeio Ilha Tour você também entra na água para observação a vida marinha. 

Carnaval em Noronha

Os passeios no mar podem virar uma festa privativa ou coletiva. Há opções saindo pela manhã e à tarde. O mergulho de cilindro também continua no carnaval e tem sempre garantia de ser, no mínimo, encantador. Existem ainda a bike aquática e as canoas havaianas, que saem em vários horários do dia, conectando mais ainda os tripulantes com a natureza.  

Quem gosta de folia também encontra vantagens importantes, como não pegar trânsito para chegar na festa e não precisar se preocupar com tiroteios ou assaltos – há vários anos, no distrito de Fernando de Noronha não há registro de assalto ou homicídio. Como o carnaval acontece no centro, a distância para qualquer bairro é pequena e pode ser percorrida caminhando; mas também há opção e táxi ao lado da festa. 

Carnaval em Noronha 2024

Em 2024 Noronha terá os tradicionais blocos Raparigas do Trânsito, formado por taxistas; Cangaceiros e o Unidos da Ilha, com cortejo pelas principais ruas. No sábado de carnaval tem cortejo e apresentação do Maracatu Nação Noronha, seguido de show com artistas locais. Tudo de graça.

Carnaval em Noronha

Outros locais da Ilha também fazem sua festa, cobrando pela entrada: No Forte Nossa Senhora dos Remédios haverá apresentação de DJ Ially Mazza, lançamento do CD autoral de frevos do saxofonista Joelson Santos e o já tradicional Samba pros Amigos. Tem ainda participação de grupo de samba do Recife.  No restaurante Varanda há festa regada a boa comida e música, e no Bar do Cachorro forró e frevo se misturam para muita dança e animação.

Dicas para o Carnaval em Noronha

Se você se animou para passar o carnaval na Ilha, grave esta dica importante: Por ser área de conservação e ter uma natureza tão preservada, o mínimo que os foliões podem fazer é evitar sujar as ruas e aumentar o risco de que resíduos como glitter e paetês vão parar no mar.

Carnaval em Noronha

Outra coisa importante é o decreto plástico zero, que eliminou o uso de plásticos descartáveis. A melhor opção neste caso é levar seu copo ou garrafa recarregável de casa.

Por fim, não estranhe a ausência fogos de artifício e som nas alturas; afinal não queremos incomodar as aves marinhas e terrestres que vivem por aqui. 

A última dica fica para quem quiser terminar a festa na praia, à luz da lua e das estrelas: nesta época do ano é proibido portar lanternas e som: à noite as acontecem as desovas de duas importantes espécies: enquanto as tartarugas marinhas que saem do mar para fazer seus ninhos, os caranguejos-amarelos descem os morros para depositar suas ovas na água: o melhor é evitar circular à noite pela orla.

Fique ligado ainda na programação e ongs como os projetos Tamar e Golfinho Rotador – oportunidade de se encantar e aprender mais com a natureza tão presente por aqui. 

Confira os melhores passeios para curtir o Carnaval em Noronha

Carnaval em Noronha

Ouça o nosso Podcast Fala Noronha: