Praia do Atalaia: descubra o encanto das piscinas naturais da ilha

A ilha de Fernando de Noronha possui várias praias bem famosas, como a Praia do Sancho e a Cacimba do Padre, por exemplo. Um detalhe que você vai descobrir ao visitar a ilha, é que uma das coisas mais legais de fazer na ilha é descobrir lindos cenários que não são tão famosos, mas que possuem uma beleza única, como a inconfundível Praia do Atalaia.

A praia é um desses lugares que você visita uma vez e na saída já está planejando a volta! Isso porque suas piscinas naturais de águas cristalinas são berçários naturais para várias espécies diferentes de animais marinhos. No passeio para a Praia do Atalaia o visitante consegue entrar em contato com a natureza preservada do lugar da melhor maneira possível.

Quer conhecer a Praia do Atalaia? Leia esse texto para conhecer melhor esse lugar especial da ilha.

Piscinas naturais do Atalaia

piscinas praia do atalaia

Banhada pelas águas do Mar de Fora, os recifes da Praia do Atalaia formam uma piscina natural que nada mais é do que um berçário de tubarões! Para chegar ao local é necessário realizar uma trilha curta com agendamento obrigatório na ICMBio, órgão responsável pela preservação da ilha.

O mergulho com flutuação é ideal para observar a vida marinha repleta de peixes coloridos, recife de corais e muitos tubarões. Mas não se esqueça do cuidado com o meio ambiente! O mergulho só pode acontecer com o uso de coletes salva-vidas e o protetor solar é proibido! Além disso, durante o passeio é muito importante estar atento a orientação do guia credenciado que estará acompanhando o grupo.

Como chegar na Praia do Atalaia

trilha praia do atalaia

A Praia do Atalaia é mais isolada do que as outras praias da ilha, com acesso mais restringido. Por isso, para chegar até o local, próximo à Baía do Sueste, os visitantes precisam enfrentar uma trilha leve partindo do quiosque do Atalaia, onde estão instalados os agentes do ICMBio responsáveis por monitorar o fluxo de visitantes.

Para preservar a vida marinha da praia, o acesso é limitado a apenas 100 visitantes por dia, que devem realizar um agendamento prévio para realizar o passeio. O mergulho é feito em grupos menores e tem duração total de 30 minutos. Ao seguir essas regras, todos os visitantes conseguem conferir de perto a beleza do atalaia e ainda preservar todo esse encanto para que os futuros visitantes também tenham essa oportunidade.

Escolha entre a trilha curta ou a Trilha do Atalaia

praia do atalaia

Ao visitar o local, o viajante ainda pode escolher entre a trilha mais curta, ou a trilha longa do Atalaia. A primeira opção vai te levar até a piscina dos tubarões, na praia do Atalaia, em uma caminhada de cerca de 25-30 minutos, leve, mais com pedras no caminho. 

Já o percurso mais longo leva o visitante até outros dois pontos de mergulho, em uma caminhada extra de 45 minutos partindo da praia do Atalaia. Saiba que para ir para o segundo e terceiro ponto não é necessário agendamento prévio, mas o acompanhamento do guia ainda é obrigatório. 

Um encanto do Parque Nacional Marinho

parque nacional marinho

O acesso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é realizado com um passe, que os visitantes precisam retirar pessoalmente no Centro de Visitantes da ilha. O pagamento, de R$ 106,00 para os turistas brasileiros, e R$212,00 para os estrangeiros, pode ser realizado no mesmo local da retirada do passe.

O pagamento on-line antecipado pode ser realizado diretamente no site do oficial do Parnanoronha, empresa responsável pela infraestrutura que recebe os visitantes no parque. O passe garante acesso a qualquer praia do parque por até 10 dias.

Visite a Praia do Atalaia e descubra pessoalmente seu encanto

piscinas naturais em noronha

A Praia do Atalaia é uma atração especial reservada para os reais amantes de Noronha e da sua vida marinha. Se você quer conhecer um dos pontos mais característicos da ilha, além de garantir uma experiência inesquecível, a visita a esse lugar é obrigatória.

Com os passeios da Atalaia Noronha, que contam com translado e acompanhamento de guia local e credenciado, você consegue aproveitar a ilha com todo o conforto e segurança que você merece.