Qual é a melhor época para ver Baleias em Fernando de Noronha?

Baleias em Fernando de Noronha

Baleias em Fernando de Noronha: confira boas razões para escolher viajar para Fernando de Noronha entre julho e setembro.

Como se já não bastasse toda beleza natural insular, o início do segundo semestre traz um presente a mais para quem contempla o mar.

A presença de baleias em Fernando de Noronha proporciona momentos tão emocionantes que são difíceis de descrever. 

Para quem está em terra, o mais indicado é fazer a contemplação do mar a partir de pontos mais altos na encosta da Ilha: o Forte Nossa Senhora dos Remédios, os Mirantes dos Golfinhos, do Sancho e dos Dois Irmãos, além do Mirante do Boldró.

Nos passeios: Caminhada Histórica e Trilha Costa dos Mirantes você conhece esses pontos acompanhado de guias locais experientes em observação da vida marinha.  

As gigantes do mar que passam brincando por nossas águas são da espécie Jubarte, e podem ser vistas até mesmo se você estiver na praia. Para quem quer ver animais marinhos e ter um encontro – mesmo que de longe – com as baleias em Fernando de Noronha, o mais indicado é fazer um dos passeios de barco. 

Nos meses de julho, agosto e setembro, tanto no barco tradicional (com saídas pela manhã e acesso à praia do Sancho) quanto no entardecer (com o mergulho rebocado – planasub) você será presenteado com águas calmas e mornas e uma visibilidade de, no mínimo, 10 metros de distância.

A transparência da água do mar neste período é um convite irresistível ao mergulho livre (snorkelling), onde você verá toda sorte de bichos marinhos, corais, pequenos organismos… e talvez ali mesmo, com o rosto submerso na água, você ouça o canto de uma baleia. 

Conheça as baleias que são vistas em Noronha

Convidamos a oceanógrafa Milena Rizzi, ex-moradora da ilha e mestre em oceanografia biológica para listar curiosidades sobre as baleias-jubarte, espécie vista em Fernando de Noronha. 

Você sabia que as baleias são parentes dos golfinhos?

Ambos pertencem à infra ordem dos Cetáceos, mamíferos que estão totalmente adaptados ao meio aquático; mas diferentemente dos golfinhos-rotadores, que passam todos os dias pela Ilha em grandes grupos, somente os meses de julho a setembro são os mais prováveis para ver baleias em Fernando de Noronha. 

A baleia-jubarte é uma das mais conhecidas e mais queridas dentre as grandes baleias que habitam os mares do planeta. Podem chegar até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas.

As Jubartes pertencem ao grupo dos misticetos, que possuem cerdas filtradoras para se alimentar – as “barbatanas”, diferenciando-se assim dos cetáceos com dentes, como os golfinhos (odontocetos).As baleias-jubarte são conhecidas por serem animais muito ativos e por isso podem ser observados saltos, elevação de nadadeiras peitorais e caudal na superfície da água. A sua respiração forma borrifos na superfície do mar, que podem ser avistados de longe.

As baleias podem ser observadas no Brasil de julho a novembro, quando migram para águas mais quentes para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes.

Como as águas do arquipélago de Fernando de Noronha são mornas, em média 27°C, é nesse período que elas podem ser vistas em Noronha.

Em 2014 a espécie foi retirada da Lista Oficial de Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção.

Mesmo assim, monitoramentos e estudos continuam sendo feitos, pois são animais importantes para o ecossistema marinho e, portanto, devem ser protegidos.

Lembre-se! Em ambiente natural preservado e aberto, nenhuma empresa poderá garantir o avistamento de golfinhos, baleias, tubarões, ou qualquer outro animal.

O que podemos afirmar, com base em estatísticas, é a grande chance de encontro em lugares já registrados como pontos de passagem desses animais anteriormente. 

Desconfie de empresas que cobram caro, prometendo como certo o encontro com baleias em Fernando de Noronha!

Aproveite para ler as dicas de segurança que listamos para não cair em ciladas de marketing e informe-se anteriormente sobre as boas práticas de observação sugeridas às embarcações.

Gostou de saber essas curiosidades? Descubra mais formas de entrar em contato com a natureza da Ilha e criar uma conexão única. Confira aqui os melhores roteiros!

Somos o receptivo mais antigo e respeitado do arquipélago, e integra o Grupo Luck, também reconhecido no Nordeste como referência em turismo. 

Convidados para este Blogpost:

Milena Rizzi – @milena.rizzi