É verdade que Noronha é o paraíso na terra. Praias paradisíacas, como a do Sancho por exemplo (novamente eleita a melhor praia do mundo), atraem visitantes o ano todo. E exatamente por ser certada de riquezas naturais, você precisa ter alguns cuidados em Fernando de Noronha.
Sabendo disso, enfatizamos agora a importância de se preservar e respeitar o meio ambiente da ilha, pois a sua beleza depende totalmente do modo como tratamos o ecossistema local. Pensando nisso, separamos uma lista de 4 cuidados para você ter ao chegar em Fernando de Noronha:
1- Tocar em animais
Na ilha você encontrará uma grande variedade de animais: tartarugas, peixes, tubarões, raias, golfinhos, aves, lagartos e roedores (mocó). Todos eles são protegidos pelo ICMBio e é proibido tocar ou incomodá-los. Caso contrário, receberá uma multa.
2- Entrar em piscinas com protetor
Protetor solar é um item importantíssimo para a proteção da pele, mas ele não pode ser utilizado se você for visitar as piscinas naturais, como por exemplo na praia da Atalaia. Essa medida é tomada para preservar a saúde do ecossistema marinho daquela área.
3- Jogar lixo
De forma nenhuma jogue lixo, ponta de cigarros e outros detritos na rua e no mar. Se não tiver uma lixeira por perto, guarde tudo dentro da sua bolsa. Mantenha a ilha limpa e bonita como deve ser. Além disso, os restos de lixo são um perigo para os animais, que podem acabar ingerindo e adoecendo.
4- Utilizar água e energia em excesso
Por ser uma ilha, Noronha tem algumas dificuldades, entre elas a produção de água potável e de energia. É por isso que todos os visitantes devem ser conscientes no momento do consumo desses recursos. Economize água e energia, não desperdice.
A responsabilidade é de todos. Seja cuidadoso em sua estadia na ilha: respeite as regras e a natureza. Cuide do local como se você estivesse em casa, assim Noronha pode continuar sendo um dos lugares mais lindos desse Brasil. Ame esse paraíso e ajude a preservá-lo.