Você sabia? Além dos passeios incríveis e praias famosas em Fernando de Noronha, a avifauna também é um atrativo super importante na ilha e que cada vez mais é procurado pelos turistas, pela beleza e natureza estarem em conjunto. Afinal, são dezenas de espécies diferentes de aves e algumas delas que só existem aqui na ilha, além de outras que são raras no mundo todo. O passeio observação de aves é uma oportunidade única de visitar a maior riqueza de aves marinhas do Brasil, abrigadas em Noronha. Por isso, preparamos mais informações sobre o nosso mais novo passeio para você garantir o que fazer em Noronha e criar experiências maravilhosas.
Vem conferir.
Conheça um pouco sobre a avifauna da ilha
Saiba o que fazer em Noronha
Para quem não sabe, o arquipélago de Fernando de Noronha é considerado uma área de extrema importância biológica por ser local de pouso, alimentação e reprodução das aves costeiras e marinhas. E tem mais, segundo alguns estudiosos, Noronha abriga “as melhores colônias de aves marinhas entre as ilhas oceânicas da faixa tropical do Atlântico”. Um verdadeiro presente, né?
Fernando de Noronha é uma das poucas ilhas oceânicas, dentro do grupo do Atlântico Sul, que apresenta aves terrestres endêmicas, tais como:
- Zenaida auriculata (ribaçã ou avoante)
- Vireo gracilirostris (juruviara-de-noronha)
- Elaenia spectabilis ridleyana (cocoruta)
Infelizmente, as duas últimas listadas estão na classificação de espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
Outras aves locais que encontramos na ilha são:
- Atobá-mascarado (Sula dactylatra);
- Atobá-de-pé-vermelho (Sula sula);
- Atobá-pardo (Sula leucogaster);
- Catraia ou tesourão-magnífico (Fregata magnificens);
- Trinta-réis-marinho (Thalasseus maximus);
- Trinta-réis-escuro (Anous stolidus)
Como funciona o roteiro do passeio?
Dependendo do dia e período escolhidos, visitaremos locais como: o açude do Xaréu, a ponta do Airfrance, a praia da Caieira e alguns dos diversos mirantes da Baía do Sancho. Durante a experiência, teremos o apoio de um veículo, conforme o roteiro definido pelo guia.
Com tranquilidade, vamos em busca de espécies como o Sebito, a Cocuruta, o Rabo de Junco, entre outras raridades conhecidas por poucos. Simplesmente uma oportunidade única na ilha mais bonita do Brasil.
Detalhes do passeio
O passeio para a observação de aves poderá ser realizado nos horários da manhã ou tarde, com saídas às terças e quintas-feiras (conforme disponibilidade), tendo duração aproximada de 4 horas e percurso considerado médio. Além disso, o passeio é recomendado para todas as idades.
Sempre reforçamos para quem irá fazer o passeio não se esquecer de:
* Máquina fotográfica
* Roupa leves
* Proteção ao sol
* Ingresso do Parque Nacional Marinho (OBRIGATÓRIO). Clique aqui para comprar.
Uma questão muito importante são as recomendações do passeio. O guia credenciado e especializado na atividade irá passar todas as informações, mas de antemão, adiantamos que é proibido entrar em contato próximo e alimentar qualquer tipo de ave ou outro animal durante o trajeto. Esse alerta também serve para a convivência na ilha durante a sua viagem.
O que o passeio inclui?
Como todos os outros nossos passeios, é incluso o
Seguro turista
Sistema gestão segurança
Traslado ida e volta
Guia credenciado e especializado nessa atividade específica das aves
Ou seja, você terá um passeio completo com uma aula de quem entende do assunto. Imperdível!
Aproveite essa oportunidade de conhecer um outro lado encantador de Fernando de Noronha
Agora que já lhe apresentamos o nosso mais novo passeio, você já tem uma opção diferente do que fazer em Noronha, garantindo experiências maravilhosas e para a vida toda. Um passeio perfeito para fazer acompanhado do seu grupo de amigos, em família e até mesmo em casal.
Desbrave a natureza de Fernando de Noronha com quem tem 30 anos de experiência na ilha. Clique aqui e garanta a sua experiência na observação de aves.
Ah! E para dar um extra a todas essas informações, escute o nosso episódio “Aves: o céu também canta” no nosso Podcast ‘Fala, Noronha’. Escolha a sua plataforma preferida: