É desejo de muitas pessoas conhecerem Fernando de Noronha, esse arquipélago em meio ao Oceano Atlântico com águas cristalinas constituído por 1 ilha principal e 20 ilhotas. Afinal, a geografia privilegiada da ilha propicia lugares únicos, paisagens espetaculares e vistas de tirar o fôlego, como os 7 principais mirantes que trouxemos para você ter uma ideia das belezas naturais – e conhecer pessoalmente durante a sua viagem para a ilha.
Vale lembrar que a maioria desses mirantes podem ser acessados através de trilhas suspensas.
1) O mirante da Baía do Sancho: a melhor praia do mundo
Sem dúvidas o mirante do Sancho deve ser o primeiro do seu roteiro. É difícil descrever com palavras, mas esse mirante nos dá a sensação imediata de muita paz e calmaria ao chegar lá.
Com uma ótima estrutura de madeira, recentemente reformada, o mirante proporciona uma vista digna de uma pintura. Lá de cima é possível ver praticamente a praia de ponta a ponta, a água esverdeada/azulada e super transparente, a areia dourada e a vegetação dos paredões de rochas. Sem falar no canto dos pássaros que podemos ouvir quando visitamos nas primeiras horas da manhã.
2) Mirante Dois Irmãos: o cartão postal mais famoso da ilha
Esse mirante está localizado no alto das falésias da Baía dos Porcos e proporciona uma visão privilegiada da Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos, o cartão postal mais famoso da ilha. Também reformado recentemente, o mirante tem uma super estrutura de madeira que recebe os visitantes da melhor forma possível. Vale muito a pena conhecer!
3) Enseada dos tubarões
Quer ver os tubarões da ilha? A enseada é o lugar ideal para isso. Esse mirante fica localizado atrás da Igreja de São Pedro, na região do Porto de Santo Antônio. Por lá é possível ver uma grande concentração de tubarões juntos e até ver as temidas barbatanas para fora.
4) Mirante da Baía dos Golfinhos: o local ideal para ver os famosos golfinhos-rotadores
Próximo do Mirante do Sancho podemos encontrar também o Mirante dos Golfinhos, inclusive eles tem o mesmo acesso através do PIC Golfinho. Para completar o seu passeio, se tiver disposição, você também pode fazer uma pequena trilha de mais ou menos 20 minutos até o Mirante do Sueste.
No Mirante dos Golfinhos, você contempla lá do alto o mar super azul e pode avistar grupos de golfinhos-rotadores realizando seus famosos saltos. Geralmente, eles aparecem mais nas primeiras horas da manhã.
5) Buraco da raquel: ponto turístico repleto de lendas
Esse buraco é um ponto turístico da ilha que carrega diversas lendas sobre o significado do seu nome. Para quem não sabe, esse “buraco” popularmente conhecido na verdade é uma formação rochosa com furo no meio que forma algumas piscinas naturais em sua volta, sendo também berçários marinhos. Inclusive, não é permitido o banho nesse local por causa disso. Apenas contemplação.
6) Mirante da Ponta do Air France
Esse local turístico fica localizado na divisa do Mar de Dentro e Mar de Fora e tem muita história envolvida. Nesse local, havia um “prédio” onde funcionava a base francesa que prestava apoio à aviação comercial em meados de 1920. Hoje em dia, está sendo ocupado pela Associação de Artistas e Artesãos locais, com o nome Espaço Cultural Air France.
Quem visita esse mirante pode ver as ilhas secundárias que formam o arquipélago, como a ilha da Rata, do meio e a rasa.
7) Forte do Boldró
E para finalizar essa lista de mirantes incríveis, temos o Forte do Boldró, onde você pode terminar o dia vendo o entardecer e o pôr do sol maravilhoso. Geralmente, há o encontro de muitas pessoas nesse momento, pois é o horário que o passeio Ilha tour – o mais tradicional da ilha finaliza. Você não vai se arrepender!