Além dos festejos juninos, em junho começa a temporada de mar calmo em Fernando de Noronha.
Se você escolheu o mês de junho para viajar, saiba que este é um excelente período para visitar o arquipélago de Fernando de Noronha.
Muitos compartilham por aí que a melhor época para conhecer Noronha é entre julho e setembro, mas o que poucos sabem, é que viajar para Noronha em junho é bom demais!
O clima, que é sempre agradável em Noronha, ganha um diferencial a partir deste mês.
As chuvas diminuem e o mar de dentro – do lado da ilha voltado ao continente brasileiro – começa a ficar calmo, com água extremamente límpida – ideal para passeios de barco, banho e mergulhos.
Leia a seguir e entenda por que você deve viajar para Fernando de Noronha em junho.
Passeios de barco mais confortáveis
Com o fim do período de surf e altas ondas, é no mês de junho em Noronha que os agendamentos de passeios de barco começam a aumentar.
A procura é justificada pela tranquilidade do mar, e por consequência a redução das ocorrências de enjoo. Você tinha parado para pensar em como escolher dias de mar calmo e evitar enjoos? Nós te ajudamos a seguir.
Para a maioria dos visitantes de Noronha, que não estão acostumados a embarcar, indicamos o período entre junho e setembro para fazer passeios de barco mais confortáveis.
Além disso, a chance de conseguir registros incríveis dos golfinhos rotadores aumenta, já que ficará mais fácil se manter de pé no barco e preparar o clique.
DICA: OUÇA O NOSSO EPSÓDIO – NORONHA A ILHA DOS GOLFINHOS
Passeio de Canoa Havaiana
Aqui vai outra opção no mar, além dos tradicionais passeios de entardecer vip e barco tradicional.
Você conhece a canoa havaiana? O passeio é feito em grupo e é escolhido por muitos por causa da pegada ecológica.
As canoas não possuem motores – o que reduz os danos ao ambiente marítimo.
Além disso, a canoa havaiana pode ser uma ótima opção para quem quer ver a vida marinha mais de perto, mesmo sem fazer mergulho.
Festas juninas em Fernando de Noronha
Se você pensou que ficaria sem opções para dançar quadrilha ou mesmo um bom forró, enganou-se: o São João na ilha não passa em branco.
Todos os anos, a programação de festas de junho em Noronha começa pelo Projeto Tamar, com uma pegada mais cultural, apresentação de quadrilhas, brincadeiras para as crianças e quermesse – já no início do mês. Depois, tem as festas realizadas pela administração da Ilha.
Na programação deste ano, que acontece na Vila dos Remédios, tem festa nos dias 23 e 24 de junho e depois, no dia 29, quando São Pedro, o padroeiro dos pescadores é comemorado. Leia a seguir por que essa festa é tão importante.
A festa de São Pedro é a mais tradicional em Fernando de Noronha! No dia 29 de junho, logo após a missa na capelinha, todos os donos de barco vão para o mar levando quem estiver no píer, e seguem na famosa barqueata até o morro Dois Irmãos, onde acontece o ritual da passagem do barquinho Feliz Navegante, entre os dois morros.
Depois da barqueata, você é convidado a comer uma peixada gratuita, feita pelas famílias dos pescadores em honra a São Pedro, que é invocado para proteger os homens do mar. A festa dura o dia todo e entra pela noite com muito forró – tudo ali, em volta do Porto da ilha.
Se você também ama a tradição nordestina, nossa dica é fazer um combo junino, passando por uma das grandes festas juninas em Caruaru-PE, Campina Grande-PB, Aracaju-SE, Mossoró-RN ou Fortaleza-CE e terminar o tour com descanso e vida boa em Noronha.
A Atalaia Noronha é o melhor receptivo para preparar com você esta viagem, por ser um receptivo do Grupo Luck, presente na maior parte do Nordeste, e conseguir organizar sua viagem do início ao fim!