Sabemos que a maioria das pessoas sonham em conhecer o arquipélago de Fernando de Noronha, um dos lugares mais bonitos do mundo, mas será que também sabem como é possível visitar essa ilha em meio ao Oceano Atlântico? Pensando nisso, preparamos um guia para você descobrir tudo sobre como visitar Fernando de Noronha, com dicas importantes e curiosidades.
Vem descobrir tudo!
Como visitar Fernando de Noronha: uma ilha no meio do Oceano Atlântico?
Embora muitos não saibam, Fernando de Noronha é pertencente ao Estado de Pernambuco e, no mapa, está no meio do Oceano Atlântico, mais perto de Natal, no Rio Grande do Norte, (360 km) do que de Recife, a capital pernambucana (545 km). Por estar no oceano atlântico, a ilha é carinhosamente conhecida como “a joia do Atlântico”.
O único meio atual de chegar a esse paraíso é de avião. Antes eram permitidos cruzeiros, mas foram proibidos por estarem afetando a preservação da ilha. Em relação aos voos, haviam apenas saindo de Recife e Natal, apenas das companhias Gol e da Azul. Porém, há pouco tempo já foram lançados voos diretos do aeroporto de Congonhas em São Paulo para a ilha.
Saindo do Nordeste, os voos duram em média cerca de 1h e partindo de São Paulo, duram em média 3h. Uma dica interessante é escolher sentar do lado esquerdo do avião para conseguir ver o Morro Dois Irmãos, o cartão postal mais famoso da ilha.
Qual o melhor horário para chegar em Fernando de Noronha?
Os voos em Fernando de Noronha são feitos apenas pela manhã e pela tarde. Não é possível desembarcar ou embarcar na ilha no horário noturno.
Portanto, independente do horário que você preferir chegar aqui na ilha, saiba que é possível aproveitar bastante as belezas naturais do arquipélago logo no primeiro dia. Algumas das opções são as praias (as que não possuem horários específicos para descer e subir, como a do Sancho), realizar trilhas, curtir bares, restaurantes, museus e muito mais.
Afinal, em Noronha não se pode perder tempo, né? Se jogue nessa aventura.
Como ir do aeroporto para a pousada em Fernando de Noronha?
A ilha de Fernando de Noronha possui 26km² e apenas uma rodovia, que corta toda a ilha e liga todos os bairros.
Para pousar em Noronha com a segurança de ter como chegar na pousada, é possível alugar previamente serviços de transfer com guias credenciados de empresas confiáveis, como a Atalaia, que busca o viajante no aeroporto e o leva diretamente para a pousada e vice versa (com o plus de ter uma ótima explicação sobre detalhes da ilha); garantir o aluguel de buggy para dirigir por conta própria; utilizar os serviços públicos da ilha como ônibus, ou, por fim, pegar os serviços de táxi.
Planeje a sua viagem e seja muito feliz na ilha mais bonita do Brasil.
Agora que você tirou todas as suas dúvidas em relação à sua vinda para Fernando de Noronha, é hora de planejar muito bem a sua viagem, criar roteiros incríveis e garantir os seus passeios, para se divertir e guardar os melhores momentos na memória.
Lembre-se de analisar qual a época que você deseja vir a Noronha, de acordo com as altas e baixas temporadas, para garantir uma viagem tranquila e sem perrengues.